Seguidoras queridas

1 2 3 4

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Sabão Caseiro


Já sabemos que jogar o óleo de cozinha dentro do esgoto da nossa casa alem de entupir os encanamentos da sua casa, ele também é prejudicial a natureza e ao meio ambiente, e por isso devemos fazer outra coisa com o óleo de cozinha ao invés de simplesmente jogar ele fora no lixo, ou deixar ele escorrer pela pia na hora de lavar a louça, muitas ONGs e instituição estão introduzindo novas técnicas de reciclagem do óleo de cozinha velho e uma delas é o sabão feito a partir do óleo de cozinha.

Esta é a técnica de reciclagem do óleo de cozinha mais fácil e você pode fazer em casa da seguinte maneira, logo após você usar o óleo para fritar algum alimento e ele não for ter mais utilidade, você deve simplesmente deixar ele guardado em um recipiente de plástico velho, e vá guardando ate chegar em uma quantidade grande de óleo, casso você não queira fazer o sabão na sua casa você pode doar ele para alguma cooperativa da sua cidade, pois eles sempre estão fazendo coleta de óleo para fazer a reciclagem dele.

Os ingredientes são os seguintes

4 litros de óleo comestível usado
- 2 litros de água
- ½ copo de sabão em pó
- 1 kg de soda cáustica

Junte todos eles em uma balde de plástico grosso, pois a soda pode corroer o balde, depois de colocar todos os ingredientes você deve bater ele por mais ou menos 30 minutos sem parar, para dar ponto ao sabão passado este tempo ele vai estar bem grosso e então você deve parar de bater e colocar em uma caixa de papelão forrada com jornais ou ate mesmo embalagens de leite para que o sabão já fique do formato e o tamanho certo despeje o liquido nas embalagens ou na caixa e deixe em um lugar com sombra por um dia mais ou menos quando você ver que e ele esta bem duro você pode tirar da caixa ou da embalagem de leite e começar a usar, por usar soda ele é muito bom para lavar roupas e a louça também, apesar de ter óleo de cozinha na sua receita e como base da mesma, ele tira completamente as sujeiras e o óleo.

bjs

Um comentário:

  1. olá autora do post

    Cuidado em orientar as pessoas no uso de produtos químicos perigosos. O mal uso da Soda caustica pode trazer graves problemas a saúde. além disto a mistura é feita sempre jogando soda na água e nunca o contrário. Por favor, pesquise uma melhor descrição do passo a passo e post novamente, sua inciativa é maravilhosa, mas não podemos abrir maão de fazer esta atividade com segurança.
    abração
    Hainner Azevedo

    ResponderExcluir