Seguidoras queridas

1 2 3 4

domingo, 29 de maio de 2011

Flor Brincos de Princesa

Brincos de Princesa


Outra das plantas da minha infância e quem possuía um pedaço de terra ou varanda aberta, geralmente possuía uma planta destas.

Geralmente não havia muitas variedades e a flor clássica de pétalas roxas era a mais vulgar.

Penduradas nas grades das varandas de ferro, mostravam as suas flores a quem passava na rua ou eram penduradas ao lado das sardinheiras para encher paredes com cor.



Não é uma planta fácil de se transplantar mas uma vez pegada, ela crescerá rapidamente e encher-se-á de flores, belas flores que se parecem com bailarinas das caixas de musica clássica onde se guardavam antigamente as jóias.



Nome científico: Fuchsia hybrida; Fuchsia magellanica

Também conhecida por: Fuchsia, Brinco-de-princesa, Fúcsia, Agrado, Lágrima, Fadas

Família: Onagraceae

Floresce: Primavera

Altura: 60 cm. a 150 cm. max. podendo ser erecta ou de cair

Originária: América do Sul

Prefere: Meia sombra ou preferencialmente luz difusa, mas bem iluminada

Aprecia: Frio e boa drenagem

Não tolera: Temperaturas inferiores a 7ºC

Ciclo:Perene

Regar parcimoniosamente; no verão moderadamente e pulverizar com água com alguma frequência

Multiplica-se por: Sementes ou estaquia de ramos frescos e quando não está em flor (de Março a Maio)

Replantar ou renovar a terra em volta a cada dois anos com mais matéria orgânica (mais metade)



Adubar de Abril a Setembro

Podar levemente em Fevereiro para estimular a floração na Primavera. Pode utilizar os ramos da poda para tentar obter novas plantas em interior ou estufa.

Utilizar pó de hormonas (á venda nas lojas) na estaca a plantar, pode ajudar bastante no enraizamento.
É essencialmente uma planta de exterior mas é possível manter os Brincos de Princesa em casa. Gosta de terrenos adubados e relativamente leves onde se instalará durante anos e crescerá continuamente.

É possível manter esta planta ao sol mas precisará de muito mais agua e não brilhará como se estivesse á meia-sombra, onde cresce mais mimosa e romântica.

Gosta de agua (mas não muito calcaria) e de ser adubada, especialmente quando está a crescer.

Quando mais velha, por vezes as plantas erectas ficam um pouco despidas no tronco de folhagem. Podem por esse motivo serem podadas para ganharem forma de árvore pequenina ou serem misturadas com pequenos arbustos que lhes cubram os troncos nus.

Algumas variedades prestam-se a pequenas trepadeiras quando assim guiadas e ficam amorosos os brincos de princesa de cor mais intensa quando misturados com roseiras antigas da variedade "Santa Teresinha" utilizadas para cobrir parcialmente paredes de casa...

Também podem ser plantadas junto a trocos de árvores antigas e direccionadas para crescerem agarradas ao mesmo com fios e tutores, ao fim de alguns anos, mesmo que o troco esteja despido, os primeiros ramos estariam cobertos de flores e o efeito visual será estonteante. Terá no entanto de ter o cuidado de a adubar convenientemente nestas condições.

Ideal para: Interiores; dependendo do facto de serem variedades pendentes ou erectas são indicadas para vasos e floreiras suspensas ou vasos e canteiros

Possui muitas formas e variadas cores, algumas verdadeiramente espantosas. Há quem as coleccione e tenha verdadeiros jardins de exotismo e cor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário